A conexão entre gerações: Mulheres Z e Boomers

Em um mundo cada vez mais digital e dinâmico, a interação entre diferentes gerações se torna oportunidade para promover a inclusão e a troca de experiências. Mulheres da Geração Z (nascidas entre 1997 e 2012) e Baby Boomers (nascidas entre 1946 e 1964) têm mais em comum do que aparenta, e explorar essa conexão pode gerar grandes oportunidades tanto para indivíduos quanto para empresas.

 

Impacto Econômico

As mulheres Baby Boomers fazem parte da chamada Economia Prateada, responsáveis por 50% do consumo mundial. No Brasil, a Economia Prateada é responsável por movimentar aproximadamente 2 trilhões de reais por ano. O mercado formado por mulheres com 50+ já abrange quase 30 milhões no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a Geração Z está emergindo como um novo potencial econômico. Na parte rica do mundo, as mulheres dessa geração representam pelo menos metade das 250 milhões de pessoas nascidas entre 1997 e 2012. 80% da população mundial entre 12 e 27 anos vive em países com economias emergentes, segundo dados da The Economist. No Brasil as mulheres da geração Z somam pelo menos metade 40 milhões, cerca de 10% da população. Elas fazem parte do contingente que já forma o segundo grupo de trabalhadores, com 23% do total, à frente das gerações X (20%) e baby boomers (16%), e atrás apenas dos 25% da Y, segundo levantamento do ManPowerGroup.

“Em nossas reuniões com empresas que têm produtos destinados às consumidoras de diversas faixas etárias, fica claro o desafio para as marcas de se conectarem com as gerações Z e Boomer. Na minha opinião, o problema está em focar mais nas diferenças do que nos pontos em comum. Por isso estamos investindo em levantamentos e análises de dados para trazer para o mercado reflexões e insights a partir da conexão Mulheres Z & Boomers.” afirma Bete Marin, cofundadora da agência MV Marketing

 

Pontos em Comum entre Mulheres Z & Boomers

• Tolerância e otimismo: Ambas as gerações são conhecidas por sua tolerância e otimismo. Elas acreditam em um futuro melhor e são abertas a novas ideias e comportamentos.

• Valorização da personalização, reputação da marca e qualidade do produto: As duas valorizam a reputação da empresa, bem como a personalização no atendimento. As Baby Boomers preferem produtos de confiança e durabilidade. A Geração Z, com seu pragmatismo e ativismo, busca marcas responsáveis e sustentáveis.

• Abertura à diversidade e inclusão: Ambas as gerações apoiam a diversidade e a inclusão, demonstrando uma aceitação ampla de diferentes estilos de vida, culturas e opiniões e valorizam marcas que promovem representatividade nas campanhas de marketing e ambiente de trabalho.

• Conectividade digital: As duas gerações demonstram um crescente interesse e habilidade no uso de tecnologias digitais. As Baby Boomers estão cada vez mais adaptadas ao uso de smartphones e redes sociais, enquanto a Geração Z é nativa digital.

• Busca por realização pessoal e profissional: Tanto a Geração Z quanto as Baby Boomers buscam a realização pessoal e profissional. A Geração Z valoriza a autonomia e a liberdade de escolha, enquanto as Baby Boomers têm um foco intenso no trabalho e na prosperidade

 

Conexão Intergeracional para as marcas se aproximarem das duas gerações de mulheres que são essenciais na economia brasileira.

Segundo levantamento do Boston Consulting Group, a cada dólar que uma mulher fundadora ou cofundadora levanta, ela gera 2,5x mais receita do que um fundador homem. Além disso, o impacto social é gigante, por meio da inclusão dessas mulheres que se sentem desvalorizadas pelas empresas. A união de diferentes gerações de mulheres nos negócios é uma oportunidade para aproveitar o potencial feminino, empreender e alavancar o crescimento do Brasil, promovendo uma economia mais inclusiva e diversificada.

Conectar essas duas gerações pode trazer diversos benefícios. Ambas abertas para explorar o mundo, as Baby Boomers podem oferecer sua vasta experiência de vida e sabedoria, enquanto as mulheres da Geração Z trazem uma nova perspectiva, energia e familiaridade com as tecnologias emergentes.

Para marcas e empresas, entender essa dinâmica é fundamental. A criação de campanhas e produtos que respeitem e valorizem ambas as gerações pode gerar um engajamento mais profundo e fidelização. Utilizar uma abordagem inclusiva e intergeracional nas estratégias de marketing, como indicado no Guia de Letramento em Longevidade da MV Marketing , pode promover uma comunicação mais eficaz e empática.

Mulheres da Geração Z, composta por jovens progressistas, que valorizam a educação, apresenta semelhanças marcantes com a geração Baby Boomer. Ambas as gerações compartilham uma visão de mundo que valoriza a educação e o aprendizado contínuo, sendo que a Geração Z prioriza os estudos como um meio de alcançar seus objetivos, similar à trajetória de vida dos Baby Boomers, que também buscavam a realização pessoal e profissional através da educação e do trabalho. Segundo dados da The Economist, as jovens mulheres estão se destacando academicamente em relação aos seus pares masculinos. Na União Europeia, 46% delas obtêm diplomas universitários, em comparação com 35% dos homens jovens, uma diferença que dobrou desde 2002. Uma consequência é que as jovens mulheres são mais propensas do que os homens a passar os primeiros anos da vida adulta em um ambiente de liberalismo acadêmico. 

 

Cases de sucesso

A série “Grace and Frankie” é um exemplo global de como conteúdos que abordam a representação feminina e questões sexuais podem influenciar e conectar diferentes gerações. A série desconstrói estereótipos associados às pessoas idosas, especialmente mulheres, apresentando uma visão moderna e empoderada da sexualidade na maturidade. Esta abordagem inovadora tem conexão com as mulheres mais jovens, motivo do seu sucesso entre todas as gerações.

O sucesso do @ro.macielestilo entre diversas gerações é resultado da parceria entre a influencer Rô Maciel, 65 anos e sua filha Victoria Pekny, 32 anos, que juntas promovem o vestir bem humorado e a consultoria de estilo e acessórios. Formada em arquitetura, Ro Maciel é especialista em mulheres maduras e acessórios, dando sempre dicas e formas novas de vestir em seu instagram, a união dela com sua filha faz com que seu conhecimento e técnica alcance um público ainda maior se utilizando das mídias sociais.

Da esquerda para a direita: Rô Maciel e Victoria Pekny
Da esquerda para a direita: Rô Maciel e Victoria Pekny

 

MV Marketing é um exemplo do poder da conexão entre gerações. Fundada por Bete Marin e Camilla Alves, duas mulheres com 21 anos de diferença, a agência tem alcançado sucesso justamente pela complementaridade entre as sócias. Bete, 54 anos, traz sua experiência e visão estratégica, enquanto Camilla, 33 anos, aporta sua energia, dinamismo e domínio das novas tecnologias e ciência de dados. Esta união de experiências e perspectivas distintas tem sido a chave para a criação de campanhas de marketing inclusivo, que ressoam tanto com o público maduro quanto com os jovens.

Da esquerda para a direita: Bete Marin e Camilla Alves
Da esquerda para a direita: Bete Marin e Camilla Alves

Mulheres das Gerações Z e Boomer representam um mercado gigante e pouco explorado pelas empresas. Entender e explorar as conexões entre essas gerações pode ser a chave para impulsionar a inovação, inclusão e crescimento no mercado. A MV Marketing é a primeira agência digital especializada no público 50+, utilizando a inovação tecnológica e o marketing digital para promover um diálogo genuíno entre marcas e consumidores.

 

Créditos: Baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), The Economist e ManPowerGroup.

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