De acordo com o último relatório Global Trends 2040 da National Intelligence Council, as mudanças demográficas, meio-ambiente, economia e desenvolvimento de novas tecnologias vão moldar o mundo durante as próximas décadas. Sendo que a maior e incontestável tendência para os próximos 20 anos é a mudança demográfica: o crescimento populacional desacelera e a expectativa de vida aumenta. Tudo isso, em pouco tempo.
Talvez seja devido à velocidade dessa mudança que a nossa visão fica distorcida ou, como eu costumo dizer, miope. Por isso, é necessário ajustar a lente e aproximar os nossos conceitos de marketing às necessidades dos novos consumidores, os 50+, o mais rápido possível.
Se você ainda tem alguma dúvida se está ou não com problema de “miopia mercadológica”, veja esses dados:
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- A Economia prateada é a terceira maior do mundo e movimenta mais de 15 trilhões de dólares anuais.
- No Brasil a soma chega a quase 2 trilhões de reais.
- Fazendo uma analogia com nosso PIB, podemos concluir que este número é equivalente ao movimento de todo o nosso agronegócio que representa 24% do PIB brasileiro.
- Os 50+ já representam 25% da população brasileira, o equivalente a 50 milhões de pessoas, ou seja, 2x maior que a população da Austrália!
A segunda parte do tratamento contra a miopia é mais difícil de corrigir: A cultura. Preconceitos e estereótipos nos fazem acreditar que os velhos estão em decadência e são descartáveis, merecendo de nós pouco mais do que respeito e compaixão.
Com a revolução da longevidade, ganhamos por volta de 30 anos a mais de vida e queremos aproveitar esse período para envelhecer ativamente e não passivamente.
Por isso nós, da MV Marketing, temos feito as seguintes provocações para os clientes:
- Como o seu negócio tem tratado esse público?
- Quais são os produtos que você oferece?
- Você sabe o que eles querem?
- Quem são os prateados brasileiros?
Agora, e se a gente der um zoom no setor imobiliário? Quais seriam as oportunidades?
Segundo levantamento do da Hype 50+, 54% dos brasileiros 50+ querem envelhecer nas suas próprias casas (vale observar que, no restante do mundo, esse índice tende a ser ainda maior). O que será que os outros 46% desejam em termos de moradia no envelhecimento? Os empreendedores que estiverem de olho em inovações serão os que vão conseguir surfar no “Oceano Azul” da maturidade e pegar as melhores ondas.
Geroarquitetura + Marketing: fórmula de sucesso.
Observe que construir para o longevo é muito mais desafiador do que aparenta. Tente o check-list abaixo para ver se as suas intenções estão englobando os pontos mais importantes.
- Perfil
- Terreno
- Tipo de Moradia / Arquitetura
- Mix de produtos e serviços
- Preço
- Comunicação
É por isso que eu e a Flávia Ranieri nos unimos. Porque cada uma, em sua área, percebeu que o segredo está em elaborar uma solução end to end. E isso inclui COMO você vai contar essa história para seu cliente. COMO você vai vender.
O assunto é extenso, profundo, envolvente e cheio de oportunidades. Há espaço para muitas ideias, tipos e tamanhos de empreendimentos. Basta elaborar e focar nos objetivos. E nós, da MV e a Flávia Ranieri, estamos aqui para desenhar um projeto completo junto com você. Conheça nosso workshop Economia Prateada para o Setor Imobiliário!
A longevidade é uma revolução que presenteia a todos nós com novas perspectivas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Então, mãos à obra!
https://mvmarketing.com.br/reflexoes/oportunidades-para-o-setor-imobiliario/