Iniciativas inovadoras melhoram a qualidade de vida na maturidade  

Grandes ideias empreendedoras nascem no período mais desafiante da Pandemia 

Em meio a um período de intensa transformação do mundo como um todo, a população madura cresce, assim como participa mais ativamente da economia. Estudos do Hype50+, consultoria especializada no público maduro, evidenciam que eles já representam 50% do consumo global. Ao mesmo tempo, 4 a cada 10 prateados alegam que faltam produtos ou serviços para a sua idade.  

Porém, momentos de mudança impulsionam iniciativas inovadoras para o segmento dos maduros. Além disso, a maior atenção a eles por parte das empresas pode melhorar sua qualidade de vida e combater a invisibilidade que sofrem por parte das marcas. Apenas no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, – IBGE, o número de pessoas 60+ já supera o de crianças menores do que 5 anos e a tendência é de que aumente rapidamente, o que indica um amplo mercado a ser explorado.  

Um exemplo é o mercado imobiliário, atentos ao poder da economia prateada, iniciativas começam a estudar o perfil do público maduro e adequar seus produtos e serviços, um exemplo é a plataforma iVera. A nova inteligência artificial imobiliária que auxilia os maduros na tarefa de encontrar o imóvel que procuram. Desenvolvida por um time especialistas do segmento, também composto por prateados, tem o objetivo de garantir que o seu usuário faça o melhor negócio em menor tempo e com maior assertividade.  

Os 55+ já são responsáveis por US$ 90 bilhões em reformas de casa nos Estados Unidos. O que representa 47% do consumo nesse setor. Tendo em vista que o país é um grande polo influenciador, o Brasil segue a mesma tendência.  

A MV Marketing, spin-off do Hype50+ também mostra como os maduros se preocupam cada vez mais com a saúde. Nesse cenário, as iniciativas Bem te Quero e Akousis Experience são pioneiras em seus segmentos. A primeira consiste em uma healthtech, ou seja, uma startup especializada em serviços de saúde para os maduros. Ela reúne uma variedade de profissionais de confiança, de diferentes áreas, prontos para atuar diante da longevidade e dos desafios do envelhecimento. 

Já programa Akousis Experience, inova em democratizar o uso de aparelhos auditivos por meio da locação, tornando o uso mais acessível tanto pela facilidade, agilidade, quanto pelo custo.  

Ainda pensando em bem-estar, os prateados também estão mais abertos para viagens e turismo. A pesquisa Tsunami Prateado, também da consultoria Hype50+, revela que 69% dos maduros viajam pelo menos uma vez ao ano.  

É nesse contexto que surge a Tea Time. Esta é uma escola de inglês destinada ao público 50+. Com uma metodologia focada nas necessidades desse público que busca uma forma de se comunicar em viagens para o exterior, mas também em outras experiências do dia a dia. A escola foca em ideias e estruturou um método formativo de desempenho dos alunos, dispensando a realização de provas ou qualquer outro procedimento formal de avaliação.  

Neste ambiente empreendedor, a modalidade é a que mais se destaca no último ano. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor, 20% do PIB brasileiro e 60% dos 94 milhões de empregos estabelecidos, correspondem a atividades empreendedoras.  

Para as prateadas, nasce a plataforma Empreendedoras Maduras. Ela consiste na troca de experiências, conhecimentos e mentorias, facilitando a contratação de mulheres maduras entre si. A sua cofundadora, Bete Marin, destaca: “Quando chegamos em uma idade mais avançada, não há dúvidas de que o autoconhecimento e a reflexão sobre nosso propósito de vida, muitas vezes nos levam a uma reformulação do nosso projeto e nosso estilo de vida. Na maioria das vezes, a saída é empreender, e para isso, recomendo sempre valorizar a experiência profissional, investir em um bom estudo de mercado, planejamento e uma reserva financeira.” 

Todas as iniciativas citadas são digitais. Isso porque hoje o maduro também está cada vez mais familiarizado com esse ambiente. Segundo pesquisa do Hype50+, 92% deles possuem smartphone, 71% dos brasileiros 55+ se consideram digitais. O que abre espaço para iniciativas inovadoras e tecnológicas para esse público.