Hiperpersonalização. Se você ainda não ouviu falar, esse é o termo que define a tendência nas áreas de beleza, saúde e alimentação. Mas por que está em alta?
Para começar, a hiperpersonalização é o atendimento altamente direcionado e exclusivo para um determinado cliente a partir da captura e análise de dados. Ou seja, as empresas começaram a entender o comportamento de seus consumidores e a criar produtos e serviços personalizados para eles.
No mercado sênior, por exemplo, a personalização tem se tornado uma grande aliada das empresas que atuam no segmento. Além dos produtos direcionados a este público, a pandemia trouxe uma nova oportunidade de serviços especializados.
De acordo com o relatório Future 2000, houve um aumento de 350% entre março/2019 e abril/2020 na compra de produtos para esfoliação e 200% de esfoliantes labiais e hidratantes. Estas foram as alternativas encontradas pelos consumidores aos tratamentos clínicos, como peeling, para o cuidado caseiro durante o isolamento social.
Aproveitando o período em que a higienização ficou em voga, as marcas de beleza começaram a criar produtos higienizadores das mãos que combinam condições do microbioma, níveis hormonais, qualidade do ar e raios ultravioletas. Essa ação transforma-o em produto de beleza para o cuidado com a pele.
Além dos produtos, as marcas de serviços passaram a apostar na conexão com os clientes em suas casas. O público prateado tende a não abandonar os hábitos de cuidado com a beleza e bem-estar. Sendo assim, bandeiras hoteleiras mundiais convidam seus hóspedes a participarem de atividades diversas. Há desde as inspiradas em spa, com meditação e receitas caseiras, até yoga, música, poesia e floricultura.
No Brasil, o Hype50+ conduziu estudos neste período e concluiu que, além da personalização, há o crescimento do conceito Beleza Consciente, que engloba além dos produtos naturais, orgânicos e veganos. Combina práticas integrativas, como meditações e terapias faciais, e uma nova geração de terapeutas, esteticistas e dermatologistas que enaltecem essa prática.
Nos últimos meses, houve um aumento da compra destes produtos conscientes pelo comércio eletrônico. O que indica a adoção de um novo estilo de vida das pessoas, principalmente o público mais maduro.
“As mulheres maduras indicaram o tema Beleza Natural para ser conteúdo do evento pioneiro e único sobre a autoestima delas: O Beleza Pura Hype50+. Para este evento, entrevistei a publicitária Melissa Volk, criadora do Slow Market Brasil, evento e plataforma digital, e descobrimos que essas mulheres maduras começaram a se preocupar e conhecer mais os produtos que usam, o que aumentou a venda de óleos essenciais para terapias e tratamentos naturais feitos em casa”, apresenta Bete Marin, cofundadora do Hype50+ e da MV Marketing e, também, idealizadora do evento Beleza Pura Hype50+.
Ao relacionar com o envelhecimento, o conceito de Beleza Consciente é extremamente importante, pois a indústria da beleza passa a ser uma das fontes de inspiração ao criar fórmulas saudáveis, a partir de uma abordagem holística, proativa e contínua na promoção da saúde e bem-estar.