*Por Camilla Alves, especialista em marketing digital inclusivo. É sócia da MV Marketing e atua com o mercado prateado
O marketing digital tornou-se uma importante estratégia para marcas aumentarem presença de mercado, bem como conquistarem e reterem mais clientes. Trata-se de um conjunto de ações on-line como displays de mídia paga nas redes sociais e nos buscadores, inbound marketing e jornada de e-mails, que tem como objetivo: atrair, converter e fidelizar o consumidor, gerando autoridade e conhecimento no mercado.
Entretanto, quando olhamos para o marketing digital feito para o público 50+, vemos que as empresas mais repelem do que conquistam. Mas por que isso acontece? Dentre os principais fatores destaco a falta de entendimento do estilo de vida, do comportamento e das necessidades das pessoas nesta faixa etária.
Afinal, a nova geração de maduros está cada dia mais distante dos estereótipos que tínhamos antigamente. Com a expectativa de vida mais elevada, alto poder aquisitivo e energia para experimentar o novo, os prateados são um importante alvo das empresas de todos os segmentos, mas que, por não os entenderem, acabam perdendo espaço.
Vejam só: eu sou a Camilla, tenho 33 anos e sempre trabalhei com automação de marketing, campanhas de mídia e análise de dados. Mas foi em 2018 que multipliquei meu aprendizado, quando passei a trabalhar com a economia prateada. Ao me especializar e mergulhar neste universo, apaixonei-me pelo marketing inclusivo. A diversidade está em pauta, porém é raro ver o maduro bem representado nas campanhas digitais.
Usar minha experiência a serviço de um propósito é muito gratificante. Agora, lidar com o público maduro é ir além. É atuar com um consumidor ativo e experiente, que faz com que tudo o que conhecemos, pesquisamos e aprendemos se confirme na análise dos dados das campanhas digitais
Isso porque o consumidor maduro é diverso. Não podemos estereotipar jamais, afirmando um determinado comportamento somente do ponto de vista etário. É muito mais complexo e rico analisar diversos aspectos, tais quais gênero, estado civil, classe social, geografia e principalmente perfil de consumo.
Quais são os segmentos com maior retorno?
Uma pesquisa feita pela Hype50+ e a Mind Miners, indica que 57% dos prateados sentem falta de produtos e serviços voltados para a sua idade. Por isso, é preciso combinar estratégias, ferramentas e ações digitais para encontra-los e fidelizá-los.
Sabendo que a saúde e o bem-estar são um dos principais pilares de busca desse público, então, procure primeiro entender como o seu produto e serviço pode ser ofertado. Lembre-se que, para apresentá-lo e gerar interesse, é preciso utilizar a linguagem dos prateados e imagens que remetam ao dia a dia deles. É necessário criar uma campanha empática.
Moda e beleza é outro tópico bem recebido pelos maduros. Eles querem se sentir bem, confortáveis e alinhados com as tendências.
Educação também é importante. Com mais de 40% no mercado de trabalho, os maduros buscam realizar seus sonhos ou seguir novos rumos. Por isso, investir em cursos específicos, faz com que eles se sintam mais ambientados.
O mercado de viagens é outro que passa por uma reconfiguração. Com mais tempo, eles querem explorar o mundo, buscando muito mais do que um bom roteiro, querem experiências como intercâmbio, viagens temáticas, praias paradisíacas e outros destinos que são atrativos, mas pouco explorados para essa faixa etária.
Marketing Digital para o Mercado Prateado
Fazer marketing para os prateados requer estar onde eles estão. Cada vez mais conectadas, as marcas podem explorar as redes sociais, como Instagram e Youtube, e combinar conteúdos patrocinados com conteúdos autorais. Isso é, promover eventos informativos e participativos para os maduros, com especialistas e personalidades que eles se identificam.
Em termos de marca, essas ações trazem bons resultados e colocam o produto ou serviço em evidência, pois proporcionam uma experiência positiva ao público-alvo em um momento exclusivo e dedicado a eles.
Resumidamente, o marketing digital para o mercado prateado permite a aprendizagem constante e os dados obtidos em nossas campanhas são nossos maiores aliados. Alcançar este público de forma empática e personalizada, é o nosso propósito.