Nos últimos anos, as notícias e as pesquisas sobre a economia prateada dão conta de uma grande transformação em curso e o público 50+, antes invisível para marcas e empresas, passou a integrar uma parcela importante do mercado. A MV Marketing, startup de marketing digital, surgiu com conhecimento e foco nesse segmento, e suas estratégias mostram que os maduros são diversos, com poder de consumo e gostam de se ver representados.

Fundada por Bete Marin, 52, e Camilla Alves, 31, em 2021, a empresa foi idealizada para atender as demandas dos clientes do Hype50+ – consultoria dedicada ao público maduro, também fundada por Bete Marin, juntamente com outras sócias – e oferece soluções para criar estratégias de marketing especializada em dar visibilidade e protagonismo ao público 50+.

“O marketing para este público é diferente: ele precisa ser profundo, útil e representativo”, coloca Bete Marin. “O foco aspiracional das campanhas gerais não funciona para o maduro, ele quer viver o presente, dentro da sua realidade, quer se ver representado, saber se a fonte de informação tem respaldo e se o conteúdo tem alguma utilidade em sua vida”, completa.

Bete sabe do que fala porque acompanhou de perto o que vem sendo chamado de “revolução da longevidade”. Muito antes de os holofotes começarem a se virar para esse consumidor, ela já pensava no assunto: há sete anos, criou sua primeira iniciativa com o blog colaborativo Amo Minha Idade, voltado a pessoas 50+. A repercussão provou que estava certa, ganhou seguidores e começou sua jornada na área.

“Criamos nossas campanhas com base no conhecimento adquirido sobre o perfil e comportamento do público maduro, somado às análises de performance das campanhas em nossos bancos de dados e nossos clientes podem acompanhar todas as informações em tempo real”, revela Camilla que é apaixonada por marketing digital e desenvolveu um dashboard de monitoramento dos resultados sob medida para cada cliente, assim ele pode acompanhar sua evolução no universo digital, em tempo real.

Em um ano no mercado, a MV Marketing já atendeu mais de 20 clientes, entre eles: Brasilprev, Mapfre, Unibes Cultural, UNICEF e TENA. Seus serviços em comunicação podem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada empresa ou produto: planejamento estratégico, design, criação de conteúdos em textos e vídeos, branded content, e-mail marketing, gerenciamento de redes sociais, campanhas de marketing digital, entre outros.

A comunicação da empresa é pensada por uma equipe intergeracional que está mergulhada neste mercado que é a terceira maior economia do mundo, a Economia Prateada (a soma dos produtos e serviços que atendem às demandas das pessoas com 50 anos ou mais, na definição da consultoria Oxford Economic).

Outro dado relevante, da Harvard Business Review, previa que os maduros movimentariam US$ 15 trilhões em 2020. No Brasil, esta soma era de R$ 1,8 trilhão. “Se pensarmos que este é o público que mais cresce no Brasil e no mundo e atualmente estão vivendo mais, são muito ativos, consomem, trabalham, viajam, estudam, namoram e se divertem, imaginem o universo de oportunidades que esta nova economia oferece para as empresas que conseguem entender e valorizar esse mais de 50 milhões de pessoas no Brasil”, analisa Bete.

Além de conhecer o mercado, a MV Marketing trabalha para tirar da frente alguns preconceitos enraizados: maduros são digitalizados, não são todos iguais, gostam de ser representados e sentem falta de produtos e serviços voltados a suas necessidades.

A startup sabe do alcance que uma boa estratégia pode ter e se prepara para dobrar de tamanho este ano. Por isso está dando mais um passo: investindo em automação de processos, armazenamento e análise de dados para tornar-se a primeira “MarTech” (as startups dedicadas em unir marketing e tecnologia) especializada no consumidor 50+, investindo em automação e inteligência de dados para escalar e atender as exigências dos nossos novos clientes.