O Brasil está passando por uma importante transformação demográfica: o envelhecimento acelerado de sua população. 

Os números do Censo 2022 revelam que, em um intervalo de 12 anos, houve um crescimento de 46,6% na população com 60 anos ou mais. Em 1980, o Brasil tinha 6,1% da população com 60 anos ou mais de idade. Já em 2010, esse grupo etário representou 10,8% e em 2022 alcança 15,8% da população total, com crescimento de 46,6% em relação ao Censo Demográfico 2010.

Censo de 2022: Envelhecimento Populacional acelerado, com 15,8 % de idosos no Brasil.

Em 2050, o Brasil será o sexto país com a maior população com mais de 60 anos do planeta. Hoje, vemos esse consumidor sendo ignorado, embora sejam responsáveis pelo consumo de 2 trilhões de reais anuais. 

Uma pesquisa conduzida pela Hype 50+ aponta que 87% dos prateados gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas; 77% não se identificam com as campanhas publicitárias; e 67% preferem marcas e empresas que tenham valores parecidos com os seus.

Ao interpretar esses dados, a MV Marketing, agência digital do Hype 50+, criou uma série de insights relacionados à enorme demanda desse consumidor importante para o presente e o futuro das marcas. No detalhe, o levantamento aponta que 56% dos entrevistados demandam uma nova postura do varejo de vestuário, calçados e acessórios; 40% da indústria alimentícia; 36% do turismo e serviços; 31% de cursos; 28% de soluções para adaptação (acessibilidade nas residências); 27% de produtos de beleza e higiene pessoal; e 21% de cursos de línguas e intercâmbio. São oportunidades consistentes de atender a esse consumidor que é diverso e movimenta, globalmente, US$15 trilhões por ano.

Nesse panorama e com essa desconexão entre marcas e o consumidor maduro, é urgente que o mercado publicitário passe por um Letramento em Longevidade

Quando as equipes de Marketing das empresas e das agências de publicidade se apoderarem desse conhecimento, teremos o real combate ao etarismo. As novas gerações de profissionais têm oxigenado o mercado nacional com um questionamento duro e uma visão propositiva para pautas sociais urgentes, então, vejo que esse é o momento de aportar a causa da diversidade etária como forma de construir uma sociedade mais igualitária e, ao mesmo tempo, atender a um consumidor muito importante.

E, como o Marketing pode ser peça-chave do combate ao etarismo? Com uma visão propositiva, gostaria de sugerir seis dicas práticas, que são pilares do Letramento em Longevidade.

#1 | Analisar dados e tendências do mercado prateado.

#2 | Entender os novos perfis da maturidade.

#3 | Incorporar o público 50+ nas estratégias de Marketing.

#4 | Promover visibilidade e protagonismo dos maduros. 

#5 | Fomentar ambientes intergeracionais.

#6 | Basear-se em dados para decisões estratégicas.

Vale ressaltar que, para o cidadão do século XXI, envelhecer é um processo completamente diferente do que foi décadas atrás. Essa mudança está inteiramente associada às conquistas feitas na área da saúde e à presença da tecnologia na vida dos novos seniores. Na prática, temos muito a celebrar por essa conquista da longevidade. E, acredito que os profissionais de marketing do Brasil podem conduzir uma revolução prateada na percepção que temos do envelhecer ao enfrentarem o preconceito com o talento que a nossa indústria tem mostrado para o mundo.  

 

Bete Marin | Empreendedora na Economia Prateada, é cofundadora das empresas MV Marketing, Hype50+ e do U+Festival. Especialista em planejamento estratégico, comunicação integrada, marketing digital e eventos, Bete é graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia (Instituto Albert Einstein); em Comunicação (ESPM); e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou a carreira em grandes empresas e consolidou o crescimento profissional na Gerdau, sendo responsável pela área de promoção e propaganda de produtos no Brasil.