*Por Bete Marin, cofundadora do Hype50+ e da MV Marketing

As necessidades e comportamentos do público maduro têm se modificado com o tempo. Hoje, as vontades, principalmente dos Baby Boomers, estão cada vez mais próximas às dos jovens. Uma pesquisa do Hype50+ mostra que 71% dos brasileiros maduros já se consideram digitais e 70% são consumidores da Netflix.

Tendo em vista que grande parte das pessoas no mundo estão envelhecendo – dados da OMS apontam que, entre 2015 e 2050, a população mundial com mais de 60 anos vai saltar de 12% para 22% – dar atenção ao público prateado é uma boa oportunidade para qualquer mercado.

Neste contexto, somado ao fato de as famílias estarem cada vez com menos integrantes – no Brasil temos 4,3 milhões de idosos que vivem sozinhos, segundo dados do IBGE – o mercado imobiliário é um dos setores impactados e precisa entender o novo comportamento dos prateados.

Nos dias atuais, observamos um movimento em direção a troca de seus imóveis grandes por espaços menores, que sejam mais práticos, econômicos e que facilitem as adaptações para proporcionar um ambiente funcional e seguro para uma longevidade com qualidade.

Este comportamento observado se assemelha ao de casais com menos idade, que preferem os imóveis práticos, tecnológicos e com mais conforto, sem espaços que não serão úteis a longo prazo.

Assim, a primeira oportunidade para a indústria imobiliária é adaptar e vender seus imóveis para os maduros: – quando a indústria imobiliária projeta imóvel para o público jovem – os Millennials -, também pode fazer pequenos ajustes e atender aos prateados. A praticidade, acessibilidade e socialização, uma comunidade com tudo muito próximo, áreas comuns que promovam a conexão entre pessoas são muito importantes a maioria da população, incluindo os 50+.

Na Alemanha, por exemplo, residenciais de apartamentos funcionais são focados no público jovem e sênior, os quais contam com as mesmas funcionalidades para as diferentes fases da vida e ainda incentivam as relações intergeracionais. Este é um dos segredos para se relacionar com o público prateado no mercado imobiliário: entender os avanços de suas necessidades e enxergar a individualidade nos imóveis para seniores.

Como a maturidade é heterogênea e cada faixa etária, classe social e momento de vida tem as próprias características, ao lançar um produto para esse mercado, é preciso entender qual o estilo de vida do consumidor final, quebrando os estereótipos e os paradigmas relacionados ao envelhecimento.

A segunda oportunidade para o setor imobiliário é entender que os 50+ também investem em imóveis para alugar e complementar sua renda, tornando-se promissores clientes, tanto como comprador de moradias adaptadas, modernas e tecnológicas, como investidor de imóveis. Até porque, uma das suas principais preocupações na maturidade é não perder a independência física e financeira.

A terceira oportunidade é olhar para os corretores de imóveis e perceber que muitos já atingiram a maturidade e recebem, por vezes, uma aposentadoria, o que lhes permite trabalhar nesta área com mais tranquilidade, aumentando assim sua renda mensal. Fora o aspecto da credibilidade junto ao cliente, por se tratar de um profissional com experiência bem maior do que os iniciantes nesta área.

Da mesma forma, o perfil apresentado pelo corretor nessas condições, permite entender melhor as necessidades dos jovens e da geração prateada e suas respectivas necessidades.

A corretora Sonia Sanchez (72 anos) é um exemplo. Ao convencer sua cliente (63 anos), para trocar um imóvel maior do que necessita atualmente, por três apartamentos pequenos, que serão alugados utilizando aplicativo, gerando assim uma renda extra, que proporcionará, com certeza, segurança financeira para sua cliente, Sonia movimentou o mercado imobiliário daquela região e com a comissão recebida irá complementar sua renda de aposentada.

A maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências, o Airbnb, comemora o crescimento entre os usuários seniores brasileiros. Somente de setembro de 2017 a setembro de 2018, o crescimento registrado foi de 93% no número dos viajantes maduros na plataforma. Esta é a faixa etária de hóspedes que mais cresce, o que mostra que o uso de tecnologia para encontrar opções de aluguel de temporada não é exclusividade dos millennials.

Treinar corretores para que sejam Consultores de Imóveis, com conhecimento em Investimento e Mercado prateado, gera oportunidade para o setor Imobiliário, contribuindo com a qualidade de vida da maturidade em ambas as partes: Cliente e Corretor. Um perfil bem interessante para um profissional que requer experiência, habilidade, disponibilidade e entende melhor o perfil e necessidades da geração prateada.

Os prateados querem estar inclusos no ambiente social. Eles querem interagir com a comunidade e aproveitar de toda a facilidade dos grandes centros. Especialmente a geração de Baby Boommers, que é composta por pessoas que foram protagonistas de muitas mudanças e transformações. Não é de se esperar que se assemelhem tanto aos mais jovens. Esse público chegou à idade madura cheio de energia, querendo aproveitar das facilidades da vida moderna, preocupando-se sempre com o bem-estar e a saúde. Afinal, eles já quebraram muitos paradigmas durante as suas jornadas e estão aí para mudar todos os segmentos, inclusive o imobiliário.