Junho é o mês do amor e das conexões íntimas. No entanto, apesar de celebrarmos os apaixonados, muitas vezes esquecemos uma parcela importante da população – o público 50+. A sexualidade e a intimidade na maturidade, temas repletos de tabus e equívocos, podem levar empresas a negligenciar este setor promissor. Aqui na MVMKT, acreditamos que é hora de alterar essa perspectiva, revelando as reais oportunidades que este mercado oferece que hoje representa 25% da população brasileira e 50% do consumo mundial.

Desvendando Mitos e Oportunidades

A sexualidade e a intimidade na maturidade são muitas vezes negligenciadas ou mal interpretadas. A pesquisa “Sexualidade, Intimidade & Maturidade” da Data 8 revela dois estereótipos dominantes: de um lado, a população madura é frequentemente vista e representada como assexuada; por outro, surge a figura do “velho sexy”. Ambos simplificam a complexidade das experiências e necessidades deste grupo.

Saúde Sexual na Era da Informação

A introdução do Viagra foi uma das mudanças sociais mais transformadoras dos últimos anos. Hoje, inúmeros produtos e serviços surgem para ajudar a população madura a enfrentar desafios como a diminuição da libido, menopausa e disfunção erétil. No entanto, o tabu em torno da sexualidade na maturidade pode ter sérias consequências. Segundo o Ministério da Saúde, o número de brasileiros com mais de 60 anos vivendo com HIV aumentou 103% na última década.

Bem-estar e Prazer na Maturidade

Enquanto o mercado de bem-estar prospera globalmente, alcançando $1,5 trilhão por ano e o Brasil vem se destacando como um dos países que mais prioriza o bem-estar. Alguns estudiosos expressam críticas à tendência de medicalização e comoditização da sexualidade na maturidade. Essas vozes defendem uma perspectiva mais ampla e holística sobre a sexualidade na maturidade, que vá além da saúde física e englobe também o bem-estar emocional e mental.

Gênero e Sexualidade na Maturidade

Segundo o Sex Report 2022/HIMS AND HERS, as mulheres maduras têm menos experiências sexuais do que os homens e sentem menos prazer e são menos ‘letradas’ em sexo. O viagra pode ser entendido como uma tecnologia de gênero que funciona para reconstruir os corpos masculinos jovens e fálicos (idealizados como saudáveis) no corpo de homens mais velhos.  Além de priorizar apenas o bem estar masculino, reforça a ideia de que a única forma de prazer na sexualidade é pela ereção e penetração. 

Estes dados indicam que há um caminho a ser percorrido para informar e empoderar as mulheres maduras sobre sua sexualidade, além de disseminar a oferta de produtos e serviços para atender às suas necessidades.

Casos de Sucesso: Feel & Lilit e o Universo + Festival

Algumas empresas já começaram a trilhar esse caminho. A Feel & Lilit, empresa de bem-estar sexual, tem produtos naturais, veganos e saudáveis que atendem às preocupações e desejos de todas, mas especialmente para as mulheres maduras, além de divulgar informações úteis para o prazer feminino. Já a comunidade Universo + Festival também está à frente, com conteúdo rico por especialistas renomados que abordam, sem tabus,  assuntos como menopausa e sexualidade na maturidade.

Rumo a um Futuro Mais Inclusivo

Neste Mês dos Namorados, convidamos as empresas a abrir seus olhos para as oportunidades presentes na maturidade. Este grupo diversificado tem necessidades e desejos únicos que exigem soluções igualmente adequadas. Um universo que precisa de apoio para enfrentar tabus e preconceitos que acabam impondo barreiras para o bem estar desta polulação.

Na MVMKT, estamos prontos para te ajudar a entender e atender esse mercado em expansão. Convidamos você a participar do nosso Workshop de Personas do Mercado Prateado e descobrir as muitas oportunidades que o bem estar  na maturidade podem oferecer ao seu negócio.

Não permita que a miopia limite seu alcance. Aproveite as oportunidades da economia prateada. Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a mergulhar no conhecimento sobre o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.

Juntos, podemos fazer a diferença e criar uma sociedade mais inclusiva para todos.