De acordo com o último relatório Global Trends 2040 da National Intelligence Council, as mudanças demográficas, meio-ambiente, economia e desenvolvimento de novas tecnologias vão moldar o mundo durante as próximas décadas. Sendo que a maior e incontestável tendência para os próximos 20 anos é a mudança demográfica: o crescimento populacional desacelera e a expectativa de vida aumenta. Tudo isso, em pouco tempo.  

A longevidade bate à porta do setor imobiliário.

Talvez seja devido à velocidade dessa mudança que a nossa visão fica distorcida ou, como eu costumo dizer, miope. Por isso, é necessário ajustar a lente e aproximar os nossos conceitos de marketing às necessidades dos novos consumidores, os 50+, o mais rápido possível. 

Se você ainda tem alguma dúvida se está ou não com problema de “miopia mercadológica”, veja esses dados:

    • A Economia prateada é a terceira maior do mundo e movimenta mais de 15 trilhões de dólares anuais.
    • No Brasil a soma chega a quase 2 trilhões de reais.
    • Fazendo uma analogia com nosso PIB, podemos concluir que este número é equivalente ao movimento de todo o nosso agronegócio que representa 24% do PIB brasileiro.
    • Os 50+ já representam 25% da população brasileira, o equivalente a 50 milhões de pessoas, ou seja, 2x maior que a população da Austrália!

A segunda parte do tratamento contra a miopia é mais difícil de corrigir: A cultura. Preconceitos e estereótipos nos fazem acreditar que os velhos estão em decadência e são descartáveis, merecendo de nós pouco mais do que respeito e compaixão. 

Com a revolução da longevidade, ganhamos por volta de 30 anos a mais de vida e queremos aproveitar esse período para envelhecer ativamente e não passivamente.

Por isso nós, da MVMKT, temos feito as seguintes provocações para os clientes:

  • Como o seu negócio tem tratado esse público?
  • Quais são os produtos que você oferece? 
  • Você sabe o que eles querem?
  • Quem são os prateados brasileiros?

 

Agora, e se a gente der um zoom no mercado imobiliário? Quais seriam as oportunidades? 

Segundo levantamento do da Hype 50+, 54% dos brasileiros 50+ querem envelhecer nas suas próprias casas (vale observar que, no restante do mundo, esse índice tende a ser ainda maior). O que será que os  outros 46% desejam em termos de moradia no envelhecimento? Os empreendedores que estiverem de olho em inovações serão os que vão conseguir surfar no “Oceano Azul” da maturidade e pegar as melhores ondas. 

Geroarquitetura + Marketing: fórmula de sucesso.

Observe que construir para o longevo é muito mais desafiador do que aparenta. Tente o check-list abaixo para ver se as suas intenções estão englobando os pontos mais importantes.

  • Perfil
  • Terreno
  • Tipo de Moradia / Arquitetura
  •  Mix de produtos e serviços
  • Preço
  • Comunicação

É por isso que eu e a Flávia Ranieri nos unimos. Porque cada uma, em sua área, percebeu que o segredo está em elaborar uma solução end to end. E isso inclui COMO  você vai contar essa história para seu cliente. COMO você vai vender.

O assunto é extenso, profundo, envolvente e cheio de oportunidades. Há espaço para muitas ideias, tipos e tamanhos de empreendimentos. Basta elaborar e focar nos objetivos. E nós, da MVMKT e a Flávia Ranieri, estamos aqui para desenhar um projeto completo junto com você. 

A longevidade é uma revolução que presenteia a todos nós com novas perspectivas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Então, mãos à obra!

 

Porque os 50+ representam 3 vezes mais oportunidades para o setor imobiliário